Arquivos mensais: setembro 2013

Samsung é processada por quebra de patente em novo aspirador de pó

A britânica Dyson afirma que tem registrada a propriedade intelectual de tecnologias do aparelho

                                                                      482988743101259

A Samsung já está bastante acostumada com processos e brigas por causa de patentes e disputas de propriedade intelectual no mundo da tecnologia. Por isso, não é muita surpresa que a fabricante britânica Dyson recentemente tenha entrado com uma ação judicial contra a companhia. A diferença é  que o produto agora não é um tablet ou smartphone, mas um aspirador de pó.

Durante a IFA 2013, a Samsung apresentou um modelo com a tecnologia Motion Sync, que traz mobilidade ao aparelho cilíndrico com o uso de um sistema de rolamento. A Dyson afirma que esse sistema de movimento já é propriedade intelectual da companhia desde 2009. O CEO da fabricante disse que o produto coreano é “uma cópia cínica” do original.


                                                             4829887431012543 (1)

 

“A Samsung tem muitos advogados para patentes, então acho difícil não acreditar que isso é uma violação proposital ou descarada de nossa ideia”, afirma o executivo, que levou o processo a uma corte inglesa e promete lutar contra a gigante

Fonte: BBC

Microsoft anuncia vitória sobre patentes contra Motorola

A Microsoft registrou mais uma vitória em uma disputa de patentes. O juiz determinou que Motorola violou acordos sobre como as patentes poderiam ser licenciadas. A vencedora afirmou que a empresa de propriedade do Google quebrou os acordos para licenciar as patentes a uma taxa justa e razoável, uma posição que, segundo a empresa, o júri concordou.

21344-5228d463s

“Esta é uma vitória marcante para todos os que querem produtos que sejam acessíveis e funcionem bem juntos”, disse a Microsoft em um comunicado.

A Microsoft deve receber cerca de US $ 15 milhões por danos. A Motorola informou que irá recorrer. “Estamos desapontados com este resultado, mas esperamos um apelo com novas questões jurídicas levantadas no caso”, disse William Moss da Motorola.

Apple recebe patente de sensor de movimento semelhante ao Kinect

imagem

 

A Apple conseguiu nesta terça-feira, 3,  41 novas patentes para seu portfólio concedidas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Uma das mais interessantes inclui funções de reconhecimento de gestos e movimentos semelhantes ao Kinect, que seria aplicada aos Macs, os computadores da empresa.

Segundo o Patently Apple, que divulgou os documentos referentes às patentes, a propriedade intelectual possibilitaria a transferência de funções do teclado e mouse para sensores localizados próximos à tela.

A tecnologia poderia determinar se o usuário está perto o bastante para usar o teclado. Ao se afastar, o controle passaria a ser realizado por meio de gestos.

O recurso poderia ser mais uma dica da tão especulada iTV, que sempre aparece como um plano da Apple para um futuro que nunca chega. Também poderia tranquilamente chegar aos iPhones e iPads, como aponta a CNET.

Entre as ações que o dispositivo suporta estão a rolagem de tela, zoom, e seleção de itens na tela.

Samsung acusa iPad mini de quebra de patente

São Paulo – A Justiça da Califórnia aceitou um pedido da Samsung para incluir o novo iPad mini entre os produtos da Apple que infringem patentes registradas pela sul-coreana.

ipad-mini-20121122092104

Além do iPad mini, o pedido da Samsung também inclui o novo iPod Touch e o iPad. Antes, o juiz do caso, Paul Grewal, já havia aceito o pedido para incluir o  iPhone 5 na ação.

Segundo a Samsung, os produtos da Apple infringem alguns de seus padrões e recursos específicos.

Por sua vez, a Apple também acusa uma série de aparelhos da sul-coreana – incluindo o Galaxy SIII – de quebra de patentes.

Protocolado em fevereiro deste ano, esse pode ser considerado o segundo round da batalha que envolve as empresas – em agosto, a Samsung foi condenada a pagar 1 bilhão de dólares em indenizações à Apple.

No texto, a Apple ainda ataca a Samsung ao dizer que, apesar da primeira decisão judicial que condena as práticas da concorrente, ela “continua inundando o mercado com produtos copiados“.

Fonte: Info Exame